quinta-feira, 30 de setembro de 2010

FIBRAS ALIMENTARES

Os benefícios do consumo de fibras são bem conhecidos, entre eles, a melhora das funções intestinais, a proteção contra doenças cardiovasculares e a redução do risco para certos tipos de câncer. Mesmo não fornecendo nutrientes para o organismo, elas são essenciais na nossa dieta.


As fibras são encontradas somente em alimentos de origem vegetal, fazendo parte de grãos, vegetais e frutas, que não são digeridas pelo nosso organismo. As fibras passam quase intactas pelo nosso estômago e intestino, onde são fermentadas pelas nossa flora bacteriana e são eliminadas pelas fezes. Sem o consumo de fibras, pode ocorrer constipação e, até levar a desordens como diverticulite e hemorróidas.


FIBRAS SOLÚVEIS E INSOLÚVEIS



Podemos classificar as fibras em solúveis e insolúveis. A principal fibra solúvel é a pectina, encontrada em frutas (laranja, maçãs), vegetais (cenoura), nos farelos de aveia e nas leguminosas. É classificada como solúvel por reter água formando uma estrutura em forma de gel. Ajuda na diminuição do nível de colesterol, prevenindo o aparecimento de doenças cardiovasculares.

As fibras solúveis contribuem ainda para uma diminuição na glicose sangüínea devido a uma redução na absorção dessa substância.
As fibras insolúveis são encontradas em todos os alimentos vegetais. Sua maior fonte são os grãos de cereais, como milho, soja, grão-de-bico e nas frutas consumidas com casca, como a maçã, pêra e ameixa. Ajudam na prevenção de algumas doenças como a constipação, diverticulite, hemorróidas e o câncer colo-retal.



A principal função desse tipo de fibra é aumentar a velocidade do trânsito intestinal. Assim, diminuem a exposição do cólon a agentes que provocam câncer, fazendo com que dietas ricas em fibras insolúveis atuem prevenindo o aparecimento de câncer nesse local. As fibras podem ser utilizadas no controle da obesidade pois não são digeridas pelo organismo e não fornecem calorias. Desta forma, elas dão uma boa sensação de saciedade, aumentando o volume do bolo alimentar, mesmo quando pequenas quantidades de calorias são ingeridas.


Atenção! A ingestão de fibras deve ser acompanhada de um maior consumo de líquidos ao longo do dia.

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

QUE BANANA SAFADA, KKKKKKKKKK!!!!!!!!!!!!!!!!

Alimentos funcionais.

São alimentos ou partes de um alimento que quando associados a uma dieta adequada proporcionam comprovadamente benefícios à saúde, podendo prevenir e controlar doenças, satisfazer os requerimentos nutricionais tradicionais e são seguros para o consumo sem prescrição médica.

De maneira geral, os alimentos funcionais são vistos como promotores de saúde e podem estar associados à diminuição do risco de algumas doenças crônicas.

Os alimentos funcionais não podem ser indicados para tratar doenças, pois não são medicamentos!
Sua função é auxiliar o organismo a se fortalecer para combater efeitos indesejáveis ou prevenir males futuros.

Para que os benefícios sejam alcançados é necessário que o consumo desses alimentos seja regular

Alguns alimentos funcionais:

ALHO e CEBOLA têm alicina, um estimulante do sistema imunológico, redutora de colesterol e triglicerídeos, além de combater os radicais livres, que são cancerígenos e hipertensivos.

 AVEIA contém a betaglucana, que atua na redução do colesterol;

 BRÓCOLIS, COUVE, COUVE-FLOR, COUVE DE BRUXELAS, REPOLHO E RABANETE são ricos em glicosinolatos, agindo na prevenção e tratamento do câncer de mama;

FRUTAS CÍTRICAS em geral possuem limonóides, que atuam na prevenção e controle do câncer e na estimulação do sistema imunológico;

LINHAÇA contém lignana, que modula o sistema imunológico, reduz o colesterol e o risco de doenças cardiovasculares;

 SOJA possui a isoflavona, que atua na prevenção e controle dos sintomas da menopausa, osteoporose e câncer de mama e útero;

 TOMATE, GOIABA e outros alimentos vermelhos contêm um pigmento chamado licopeno, que age na prevenção e controle do câncer de próstata, pulmão e estômago, no combate aos radicais livres e na estimulação do sistema imunológico.

VINHO TINTO, UVA possuem o componente funcional flavonóide, que é antioxidante e previne doenças cardiovasculares.

PEIXE, ÓLEOS (soja, girassol, canola), AZEITE DE OLIVA, ALGAS MARINHAS, GERGELIM, AMÊNDOA, CASTANHAS, MILHO e CENTEIO possuem componentes funcionais como: Ácidos graxos ômegas-3 e 6, que baixam os níveis de colesterol LDL e triglicerídeos, controlam inflamações e são anticoagulantes (importante na hipertensão).


OBSERVAÇÃO:


Tais alimentos não são milagrosos, eles devem fazer parte de uma alimentação equilibrada, pois não adianta o indivíduo consumir alimentos com propriedades funcionais e também alimentos de péssima qualidade.