domingo, 11 de julho de 2010

Desnutrição infantil.

O QUE É A DESNUTRIÇÃO?


A desnutrição é uma doença que enfraquece a pessoa e pode acontecer em qualquer idade, mas ocorre mais facilmente em bebês e crianças menores de 5 anos. Ela é mais grave quando ocorre nessa idade, pois, pode deixar as crianças com problemas de saúde para o resto da vida.

A desnutrição acontece quando a criança não se alimenta direito. Não se alimentando bem, ela perde peso, deixa de crescer e enfraquece. Além de enfraquecer, a criança adoece e cada vez que fica doente fica ainda mais fraquinha. Nesse ciclo vicioso, se ela não for tratada, seu estado de saúde fica muito prejudicado e a chance de morrer é grande.

É muito importante que a desnutrição seja tratada logo nos primeiros sinais da doença. Quando tratada, a criança desnutrida recupera a saúde e volta a ter o peso e a estatura adequados para a sua idade.
 
A melhor prevenção para a desnutrição é o aleitamento materno exclusivo até os 6 meses de idade. Isto quer dizer que até os 6 meses, a criança só precisa receber o leite materno, que deve ser oferecido sempre que ela pedir.


O leite materno é o alimento ideal para as crianças de todos os níveis sócio-econômicos. Ele pode satisfazer todas as necessidades nutricionais das crianças durante os primeiros 6 meses de vida. O aleitamento produz importantes efeitos positivos no desenvolvimento da criança e na recuperação da mãe após o parto. Mesmo quando a criança apresentar cólica, dor de barriga ou “sede” em dias quentes, não se deve dar outro líquido além do leite materno

4 comentários:

  1. em que idade ela é mais grave?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O texto afirma que é durante a infância.
      "(...) mas ocorre mais facilmente em bebês e crianças menores de 5 anos. Ela é mais grave quando ocorre nessa idade, pois, pode deixar as crianças com problemas de saúde para o resto da vida.".

      Excluir